sábado, 31 de outubro de 2015

Gustavo Tanaka - "Por que parei de seguir as pessoas de sucesso Mesmo querendo muito ter sucesso"



Eu sempre quis ter sucesso. A minha vida toda. Acho que desde pequeno me pego sonhando alcançar esse status que poucas pessoas conseguiram ter.

Mesmo sem ter a menor ideia do que era o sucesso, era isso que eu queria.

E nada melhor para chegar lá, que aprender com as pessoas de sucesso, certo?

Então eu comecei a ler histórias de empreendedores de sucesso, de atletas de sucesso, de músicos de sucesso.

De pessoas com trajetórias incríveis. Inspiradoras. Que superaram desafios. Que excederam as expectativas. Que calaram todos os críticos.

Eu lia revistas e me inspirava por negócios que faturavam muitos milhões. Queria aprender como criar um desses.

Não era pelo dinheiro. Era porque acreditava que de fato existia um segredo. Uma fórmula que pudesse ser replicada se aprendida. E bastava que eu descobrisse esses padrões, que tudo ficaria fácil e o dinheiro e o sucesso viriam. Mais do que me inspirar, eu queria replicar esses padrões. Eu queria trilhar o mesmo caminho. Queria seguir o passo a passo. Queria essa fórmula.

E quanto mais eu fazia isso, mais me afastava de mim mesmo.

Quando você tenta replicar a vida de alguém, você não vive a sua.

Quando você tenta copiar hábitos e rotinas de alguém, você não é você.

Ler sobre essas pessoas, começou a me deixar ansioso. Eu lia alguns artigos, via algumas palestras e saía acelerado, cheio de vontade de trabalhar. Cheio de energia para fazer eu mesmo a minha história, replicando os conceitos que tinha acabado de aprender.

Mas como disse, quando você tenta copiar hábitos e rotinas de alguém, você não é você.

Eu comecei a me frustrar. Eu sabia de cor todas as teorias. Sabia todos os padrões. Sabia todos os hábitos das pessoas altamente eficazes, o que fazem as pessoas absolutamente felizes, os segredos dos mais incríveis multimilionários, o guia das pessoas absurdamente visionárias e os 129 passos para o sucesso infalível ou seu dinheiro de volta.

Mas nada disso funcionava para mim.

Comecei a perceber que na verdade, essas histórias de sucesso só me faziam me sentir um lixo.

Então eu parei de seguir essas pessoas de sucesso.

Eu parei de ler as revistas de negócios (Descobri que na maioria das vezes, só estão lá pessoas que pagaram uma assessoria de imprensa para as colocarem lá e os faturamentos são sempre falsos).

Eu parei de ler os canais que falam sobre dicas de sucesso.

Eu parei de ler livros que me diziam como chegar lá.

Parei de assistir palestras de pessoas que já haviam chegado lá.

Eu nem sabia o que era lá.

E então minha vida começou a melhorar.

Eu passei a ser eu mesmo.

Eu aprendi a me escutar.

Eu desenvolvi meu estilo próprio.

Eu segui as minhas intuições.

E então eu entendi.

Não é possível ser você mesmo seguindo os passos de outra pessoa.

Cada ser humano é um universo inteiro.

Vocês não têm ideia de quanto as variáveis cada ser humano traz. São milhões de variáveis que envolvem coisas sobre as quais nem temos compreensão direito.

Cada pessoa tem seus próprios traumas, de infância ou de adulto mesmo. Cada um traz crenças que receberam dos pais, dos avós, dos amigos, dos professores. Cada um é influenciado pelo campo de padrões de ancestrais que nem conheceu. Cada um foi pressionado e sufocado pela sociedade em algum momento. Cada pessoa vem com seus acordos de alma. Cada um tem seus registros cármicos de vidas passadas. São milhões de variáveis.

É loucura achar que você consegue entender o que se passa com o outro.

Por isso é loucura também achar que o que funciona para um vai funcionar para o outro.

Mas então, essas histórias de sucesso não servem para nada?

Servem sim. Servem para vermos que é possível ser quem você é. Essas pessoas provavelmente foram e são quem elas são de verdade.

Mas você precisa ser quem você é de verdade. Você não pode tentar replicar os seus padrões.

Siga a sua alegria. Siga as coincidências da sua vida. Escute o que seu coração te diz, e não o que a mente racional, ou a sociedade diz.

Nossa sociedade é louca e desconectada. Eu não quero nunca mais seguir o que ela diz.

E não acredite em nada do que eu escrevi aqui.

Sinta se faz sentido. Se não fizer, jogue fora e não guarde nada.

Mas se fizer, faça um favor a você mesmo: Pare de escutar os outros e escute a si mesmo.


Autor: Gustavo Tanaka - Autor de "11 Dias de Despertar"

Veja mais Gustavo Tanaka Aqui